• ECU chipping for Dummies

    TODO list:

    1- Conversao ODB2A->ODB1 para 96-98
    2- Hybrid swap
    DONE!!! 3- AT to MT conversion using P28 AT


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    1- Minha central pode ser chipada?

    OBD0: 90-91 PM6, JDM PM7, PR3, PW0, 90-91 PR4
    ODB1: Todas (Algumas com mais funcionalidades que as outras)
    ODB2: Nenhuma, ainda.


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    2- Qual eh a central do meu carro? (Civic)

    ODB0: Nao vou cobrir isso

    ODB1: Todos 92-95
    - P28: Todos VTEC SOHC
    - P30: Todos VTEC DOHC
    (Neste tutorial somente ecus deste tipo)

    >> Atencao: As ECUs JDM sao diferentes das USDM, e o processo para altera-la
    tambem é diferente (componentes e locais). Se vc nao tem certeza de qual eh
    sua ECU, pergunte a alguem experiente. As EDM sao iguais as USM e o processo
    eh o mesmo.

    Diferenca da P28 USDM e JDM


    Diferenca da P30 USDM e JDM


    Diferenca da P28 AUTO e P28 MANUAL


    ODB2: Todos 96+

    OBS: Se alguem se interessar pelas ODB0, pode dar uma lida em
    http://www.pgmfi.org/twiki/bin/view/Lib ... An88-89ECU

    Mais infos sobre codigos de ECUs em
    http://www.pgmfi.org/twiki/bin/view/Library/EcuFamilies


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    3- O que eu preciso para chipar minha ECU?

    3.1) Uma ECU "chipavel" (tomaremos uma P28 como exemplo)
    3.2) Um programador de EPROM
    3.3) Os seguintes componentes eletronicos:
    1x- Atmel 29C256 (Flash Eprom)
    1x- 74HC373 chip
    1x- Socket de 28 pinos
    1x- Resistor de 1k a 1.2k
    2x- Capacitor de 0.1uF
    1x- Cabo NOKIA DKU-5 (Datalogging, opcional)


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    4- Ta e agora?

    Aqui esta a figura de como parece sua ECU antes de chipar


    4.1) Solde o socket de 28pinos onde vai o 27256
    4.2) Solde o chip 74HC373 onde vai o 74HC373 (DUH!)
    4.3) SOlde o resistor de 1k ou 1.2k no R54
    4.4) Solde os 2 capacitores de 0.1uF no C51 e C52
    4.5) Solde o J1 com um fio, ou faca um jumper. Ele ligado, fara leitura da rom externa
    que vc acabou de adicionar, ele desligado, voltara sua ECU ao original.
    4.6) Retire o jumper J12, para que vc consiga fazer datalogging
    * O terminal de servico sera inutilizado com isso, onde se conecta os scanners

    Aqui a ECU pronta (Sem o datalogging ainda)


    4.7) Com o cabo da nokia, corte a ponta onde se conecta o celular


    4. Agora que vem a mandioca. Achar o TX, RX e ground. Geralmente o ground eh o fio
    branco, em todos os casos, de uma olhada neste cabo:

    4.9) Para descobrir qual eh o TX e RX, instale o software da nokia que emula o TTL
    pela USB, ligue o cabo no PC, no windows va em acessorios->comunicacoes->hyperterminal

    4.10) Crie uma nova conexao e selecione a serial onde esta seu emulador (cabo nokia),
    geralmente COM3, COM5...

    4.11) Vc vai perceber que digitando algo (qq coisa mesmo) no hyperterminal, nao vai aparecer.
    Vamos pegar 2 fios do cabo da nokia (na ponta onde vc cortou) e dar um curto. Provavelmente
    terao fios azul, vermelho e verde. No meu caso, o vermelho foi TX e o azul RX.
    De um curto neles, va no hyperterminal e digite alguma coisa. Se aparecer, vc achou os
    fios de TX e RX! Faca isso ateh encontrar.

    * Note que saberemos apenas qual eh o TX e RX, mas nao especificamente qual eh qual.

    4.12) Retire o cabo do pc e volte na sua ECU.

    4.13) Ache o CN2


    4.14) Solde na seguinte ordem:
    (CN2 eh numerado de 1 a 5)
    Pino1: Terra
    Pino2: RX
    Pino4: TX

    4.15) Bom, eu diria pra nao fechar a ECU ainda, pois quando for rodar o datalogging, se nao
    funcionar, inverta o TX com o RX, eu tive que fazer isso hehe

    4.16) ECU pronta



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    5- Softwares para edicao de Mapas

    Acho que o software mais comum hoje seria o Crome, pelas suas capacidades e
    grande numero de pessoas usando. Mtos aqui no forum ja usam e poderam complementar
    esta parte. Mas so para terminar o tutorial... vamos la:

    5.1) Baixe o crome de: http://www.tunewithcrome.com
    5.2) Instale (DUH!)
    5.3) Quando entrar no crome, comece uma tabela nova em file->new

    *** Para aqueles com motores DOHC!
    5.4) Abrir o mapa P30EDM


    *** Para aqueles com motores SOHC VTEC:
    5.4) Abrir o mapa P30EDM, abrir outra instancia do crome com o mapa P28, copiar todas
    as tabelas do mapa da P28 e colar na instancia do crome onde vc abriu o mapa P30


    Isso pq o mapa P28 nao permitira datalogging, que faremos posteriormente

    5.5) Por enquanto deixe os mapas de combustivel e ponto do jeito que ta...

    5.6) Colocaremos alguns plugins:
    - plugins->enhancements->quick datalogger & RTP
    - plugins->enhancements->remove checksum routine

    Agora va em Options:
    - nos sensores, os 4 primeiros clicados
    - retire o speed limit
    - por favor nao mecha no rev limit (eu sei que eh a mesma coisa que falar,
    vai la e soca 10.000 rpm)

    Salve a bin

    5.7) Agora teremos que gravar a bin na flash eprom que temos em maos... Note que nao
    mencionei o uso da OSTRICH, ficara pro prox up neste tutorial.

    O gravador que uso eh um Willem PRO, comprei no ebay, chegou aqui por 70 dolares.
    Abra o programa do gravador, selecione sua eprom (Atmel 29C256)

    Abra o .bin que acabamos de criar e jogue na eprom (limpa claro)

    5. Volte na sua ECU e coloque a eprom no 28pin socket.

    5.9) Estamos prontos para ligar o carro!

    5.10) Volte a ECU no carro, gire a chave, e com alguma sorte vc nao tera CEL.
    Ligue, teste, mas lembre-se, os mapas base do crome nao sao pra nossa gasolina, vc
    tera que fazer mtos acertos ainda. Se apareceu a luz da injecao, provavelmente
    algo errado na hora de gravar o chip, ou na hora de soldar alguma coisa na ECU.
    Revise tudo.

    5.11) Para o datalogging, use o freelog
    https://sourceforge.net/project/showfil ... _id=143664


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    6- P28AT para MT (© Heitor)

    Primeiro veja qual tipo de ECU vc tem, topico 2, Diferenca da P28 AUTO e P28 MANUAL.

    Realmente sendo AUTO, seguimos:

    Remover os resistores RP17 a RP18;
    Jumpear o RP18.

    --- ANTES ---



    --- DEPOIS ---




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    Comentários 13 Comentários
    1. Avatar de thiagomfranca
      thiagomfranca -
      Posso utilizar o "27C256"? Já que o "29C256" saiu de produção e mesmo sendo "29C512" é difícil de achar no brazil...
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      algem arranja os mapas originais para modificar no crom do d16a9 e b16a2 ???
    1. Avatar de Heitor
      Heitor -
      @thiagomfranca

      Manda descer uma 29c256 via ebay (
      http://www.ebay.com/sch/i.html?_trks...at=0&_from=R40)

      Se tem experiencia em eletronica? Vc pode inverter os pinos da 28c256 usando 2 sockets....


      Se estiver na pegada... vai de 27sf512 e coloque 2 mapas no carro


      http://www.moates.net/font-size-12ti....html?cPath=69
    1. Avatar de Heitor
      Heitor -
      Citação Postado originalmente por dragon1500 Ver Post
      algem arranja os mapas originais para modificar no crom do d16a9 e b16a2 ???
      Dragon1500, os mapas do B16a2 ja estão no crome é só apertar Crtl+N......para o D16a9 use esse link: http://wikitest.pgmfi.org/twiki/pub/...224_normal.bin
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      ok muito obrigado. já agora como faço para por mapas no carro podes explicar-me??? manda pm sff
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      eque eu uso mesmo os 27sf512 mas n sei como por dois mapas...
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      eu n utilizo a centralina original pm7. esto a utilizar uma pw0
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      boas podes mandar o teu mail para fazer uma pergunta pode ser que me possas ajudar
    1. Avatar de dragon1500
      dragon1500 -
      alguem me pode arranjar o winols a trabalhar sff???
    1. Avatar de Heitor
      Heitor -
      Citação Postado originalmente por dragon1500 Ver Post
      boas podes mandar o teu mail para fazer uma pergunta pode ser que me possas ajudar
      Me manda por MP aqui
    1. Avatar de Heitor
      Heitor -
      dragon, me procure no...assim q vc ver esse post ja me mande um email pois vou deleta-lo.
    1. Avatar de Heitor
      Heitor -
      dragon, me procure no...assim q vc ver esse post ja me mande um email pois vou deleta-lo.
    1. Avatar de Cesar Luis Alves
      Cesar Luis Alves -
      oi amigo voce ja vendeu os pneus??