• DIY - Trocar Amortecedores Traseiros - Civic 96-00

How To- Trocando amortecedores Traseiros em casa dos 96-98

Não ficou assim um manual técnico, mas ajuda quem quiser fazer o serviço em casa como eu e evitar as mesmas cagadas que fizeram no meu carro quando mandei montar fora.

Bom, tomei coragem, arrumei ajuda aqui e resolvi trocar os amortecedores traseiros do sedan aqui em casa, esses paralelos que coloquei atrás não duraram 6 meses, comprei os originais mesmo na Honda.

Você precisará de:
    -Chave de torque, com um pito 14 pra soltar a parte de baixo do amortecedor e o parafuso da campana.
    -Chave Allen e Chave Estrela9/16 pra soltar o amortededor na parte de cima.
    -Macaco sanfona extra pra erguer o eixo e comprimir a mola no lugar.
    -Par de amortecedor, batentes novos e os guarda-pós.
    -Graxa de silicone ou outra que não ataque borracha.

Vamos lá:
    Erga o lado do carro em que você for trabalhar com o macaco e coloque um suporte ou algo pra escorar embaixo por segurança.
    Eu sempre coloco o stepe e um suporte que tenho aqui em casa, caso o carro caia, não esmaga ninguém e não amassa no chão.
    Solte a roda do carro, e coloque o macaco sanfona na posição da figura abaixo:

Agora vamos achar a torre dos amortecedores dentro do carro.
    Eles ficam atrás do banco traseiro no sedan, nos hatchs é quase certeza que o acesso é pelo porta-malas.

Na imagem, vemos 3 parafusos, vamos soltar somente o parafuso do meio, não solte os outros 2. Esses outros dois, só se solta se você for trocar a torre completa, com mola e tudo.

Se seu caso for como o meu, trocar só o amortecedor e batente, solta só o do meio como eu fiz. Se for trocar a torre toda, solta só esse dois parafusos de fora e nem mexe nesse do centro, que o conjunto sai por baixo montadinho.
    Pra soltar ele, coloque a chave estrela 9/16 na porca e depois no parafuso, encaixe a chave Allen.
    Depois de solto, voltamos á parte de baixo.
    Erga o macaco sanfona até apoiar no eixo pra ficar mais fácil de soltar o parafuso e não estourar as suas buchas da suspensão:

Eixo apoiado, pega a chave de torque com o pito e desaperte o parafuso do amortecedor, mas não o solte. É só para não estragar a bucha dele.
    Depois solte o parafuso que prende á campana ao eixo, depois de solto a campana sai fácil com a Mão e pula pra frente .

Vá descendo o macaco DEVAGAR pra descomprimir a mola do conjunto aos poucos, se ele escapar dá um tranco e você pode machucar-se.

Macaco solto, puxe o amortecedor para baixo e para fora que o eixo desce e ele irá sair.

NOTA: Antes de instalar o amortecedor novo, será preciso "escovar" ele, ou seja, deixe ele na posiçao de trabalho, na vertical, limpe a haste de qualquer pó ou sujeira, passe um óleo na haste e empurre e puxe umas 4 vezes com a mao pro óleo e o gás se assentar na posiçao vertical e remover as bolhas internas do mesmo.
    Depois de feito isso deixe ele sempre em pé, não deite mais o amortecedor.

Recomendaçao dada pelo nosso amigo mcailet
    Obrigado parceiro, tinha esquecido.

Retire os anéis do amortecedor antigo, remonte no novo junto com o batente e guarda-pó novo que você comprou. Conforme figura do manual técnico

Detalhe: A loja que eu mandei colocar esse kit paralelo há seis meses....me montou...
    SEM OS BATENTES!!!!!
    Agora vem o pulo do gato!.... Volte o amortecedor com a mola no lugar, prenda seu parafuso mas não o aperte!!! Passe um pouco de graxa de silicone no parafuso pra não ficar rangendo depois de montado.
    Alinhe-o no buraco na parte de cima e vá subindo DEVAGAR o macaco sanfona para comprimir a mola de volta.

Nessa parte é bom uma pessoa ficar olhando por dentro do carro se o amortecedor está indo no lugar certo.
    Deu errado??? Desce o macaco e comece de novo hehehehe.....

Macaco levantado? Entra no carro e coloca de volta a borracha, a arruela e a porca e parafusa usando a chave estrela 9/16 e a Allen.
    Agora que o amortecedor está preso, solte de novo o macaco e coloque a campana alinhada com o buraco do eixo pra voltar seus parafusos.

Alinhou a campana, erga o macaco de novo, passe um pouco de graxa de silicone no parafuso pra não ficar rangendo depois de montado.

Aperte os parafusos com o torque recomendado no manual técnico, pode apertar o parafuso do amortecedor e o da campana também.
    Coloque a roda de volta e desça o carro.

Desceu o carro, entra dentro e confere se o parafuso de cima está bem apertado.

E Finito!!
    Serviço terminado, agora faça no outro lado.
    Eu preferi trocar assim, dá pra trocar o conjunto todo soltando os outros 2 parafusos na parte de cima da torre.mas eu não tenho como comprimir a mola fora do carro.
    Cuidado se você for tirar o conjunto todo e trocar o amortecedor fora do carro, a mola fica comprimida também nessa torre traseira e se você não prender com a ferramenta certa, ela pula fora e pode te machucar. ok?
    Abraço povo.
    Comentários 3 Comentários
    1. Avatar de perez
      perez -
      Tava precisando disso.....excelente!
    1. Avatar de tropicaleza
      tropicaleza -
      Desculpa ai, quanto pagou as pecas?
    1. Avatar de amorim__
      amorim__ -
      Qual foi o valor dos amortecedores originais?
      Sabe o preço do dianteiro?
      Obrigado