• Como limpar um filtro Esportivo

    Acredito que como eu muita gente põe o filtro esportivo no canto e um abraço nunca mais lava. Sabemos que ele como qualquer outro filtro suja e com o tempo esses resíduos se aculmulam , passando parte deles pro motor, dificuldando a entrada de ar no mesmo de forma adequada, segue então uma dica de como se fazer essa limpeza da forma adequada.
    É fácil e simples e deixará seu motor "respirando" direitinho. Importante ler até o fim.

    Antes de efetuar a limpeza, confira os seguintes itens:

    1 - Se o seu filtro de ar esportivo tem elemento filtrante que pode ser lavado. Alguns filtros do mercado, com elemento filtrante de papel ou algodão de baixa qualidade, não podem ser lavados.

    2 - Se a vida útil dele já não está ultrapassada, necessitando de troca. Isso pode ser observado pelo estado do algodão entre as telas do filtro. Caso estiver soltando pedaços ou esfarelando, é hora de trocar, não de lavar.

    3 - A vida útil de um filtro esportivo de boa qualidade é bem superior aos filtros originais encontrados no mercado, que é algo em torno de 8.000 km a 10.000 km. Um bom filtro esportivo, se bem cuidado e limpo regularmente, dura tranquilamente 30.000 km.

    Lista de materiais:
    - Balde;
    - Detergente líquido;
    - Compressor de ar c/ pistola (em postos ou mecânicas);
    - Água limpa.

    Vamos ao "passo a passo":

    1 - Desconecte o filtro esportivo do CAI ou mangueira (foto 1);


    2 - Coloque um pouco, algo como 01 colher de sopa, de detergente líquido no balde e misture com água (foto 2);


    3 - Coloque o filtro de ar na mistura do balde e deixe em repouso por 1 hora (foto 3 e 4);


    4 - Quando a espuma se dissipar completamente, dê uma olhadinha na cor que a água ficou (foto 5);


    5 - Retire o filtro da água e, com água corrente e jato forte, lave o filtro, retirando o detergente. É bom ressaltar para a lavagem ser feita sempre "de dentro para fora" e nunca o oposto (foto 6);


    6 - Com o balde devidamente limpo, deixe o filtro novamente "de molho" na água, dessa vez limpa, por 1/2 hora (foto 7);


    7 - Retire o filtro da água, e com uma mangueira de ar comprimido (facilmente encontrada em postos de gasolina que têm troca de óleo ou em mecânicas) retire a água. Lembre-se, sempre "de dentro para fora".


    8 - Prontinho, filtro limpo e no lugar !!! (foto)


    Não foram contabilizados os custos para esta operação, já que todos (ou quase todos) os itens são de uso doméstico.

    É bom lembrar que podem ser utilizados óleos lubrificantes no filtro e é recomendado utilizar um produto para limpar sistemas (filtros) de ar condicionado automotivo. Sempre após a lavagem.

    Abraço,

    Qualquer dúvida é só perguntar.

    Fonte:www.corsaclubefortaleza.com.br/forum
    Comentários 6 Comentários
    1. Avatar de fabricio veloso
      Amigo..Ótimo tutoria, parabéns..Mais uma dica importante também para inserir, quando for colocar o filtro no balde sempre deixar a boca que prende no intake para fora da água pois pela mesma pode entrar sugeira na hora da lavagem e quando instalar vai para o motor novamente...
    1. Avatar de diegodenega
      diegodenega -
      Queria saber como lavar o K&N inbox, tem um liquido especial, mas que ninguém tem e é o preço do filtro. hauhaua
    1. Avatar de Capitain_Jack
      Capitain_Jack -
      Queria saber se existe algum filtro esportivo que resista a enchentes rsrsrs é que em Brasília a situação é no mínimo "tensa" muitas vezes e o filtro standart ou stock é até bacana, tem um sistema de câmaras, que imagino foram desenhadas para neve.
    1. Avatar de mpovoa
      mpovoa -
      Parabéns pelo tutorial. Cuidado também com a pressão da água e do ar comprimido, pois ele modificam a posição das fibras do filtro e isso pode diminuir a capacidade de filtragem. Lembre o filtro sujo é o que melhor filtra. Abraços.
    1. Avatar de HugoVieira
      HugoVieira -
      Tenho uma dúvida, vou aproveitar o tópico .....
      Recomendam passar um óleo no filtro após a lavagem, até para que quando for lavar de novo a sugeira sair mais fácil, justamente pq ela não fica empreguinada na malha e sim no óleo. Minha dúvida é qual óleo usar? Tem gente que fala para passar WD, outros óleo singer. E vaselina spray tb é bom?
    1. Avatar de jose reis
      jose reis -
      amigos sou novato no clube,estou com problemas se alguém poder me indicar meu civic lx 95 1.5 e cambio automático a embreagem ferrou onde consigo comprar outra embreagem pra cambio automático que não seja na conssecionaria honda