• Como remover 'transferência de tinta' / raspão

Pessoal;

Eu fiz esse guia já faz um bom tempo, no antigo carro da patroa (um Fiesta Personalitté). Ele serve, porém, em praticamente qualquer carro. A técnica permite remover a "transferência de tinta" por pequenos encostões em outros carros ou, nesse caso, a coluna próxima à vaga na garagem...

O que parece desastroso às vezes pode ser resolvido em casa!

É necessário:

- Meguiars ScratchX (se encontrar a versão nova, chamada ScratchX 2.0, melhor ainda)
    - Uma luva de pelúcia ou pêlo de ovelha
    - Um aplicador poliespuma (utilizei o redondo, da Meguiars)
    - Um pano de microfibras
    - Papel para polimento 3M
    - Cera de boa qualidade (utilizei a Meguiars NXT 2.0, mas você pode usar outra)
    - Água com shampoo automotivo de boa qualidade
    - Muita insistência

Vamos lá!

- - - - - - - - - -

Aqui vemos o "desastre". Um pequeno encostão na parede da garagem resultou em uma transferência de tinta: a pintura vermelha ficou amarela, repleta de micro-riscos. Neste caso eles riscaram o verniz do carro, mas não chegaram a atravessá-lo.

Com um recipiente, misture shampoo automotivo com água, de preferencia quente/morna. Misture o suficiente para fazer espuma, mas não é necessário exagerar.

Essa é a parte chata e cansativa. Esfregar, esfregar, esfregar, esfregar...

E assim a mancha começa a desaparecer... esfregamos mais, e mais...

Viu só? Está saindo tudo. Esqueci de tirar uma foto, mas ao passar um pano seco era notável que a pintura ficou um pouco opaca e com risquinhos no local. Mas não tema!

Chegou a hora de usar o ScratchX com o aplicador poliespuma. Ele funciona como um "polidor", cuja fórmula diminui de abrasividade gradativamente. Ou seja, é um método rápido para polir pequenas áreas e eliminar riscos, recuperando o brilho.

A embalagem é essa da foto. Fale ressaltar que existe hoje uma versão 2.0, que é mais eficaz.
    Não desista: o braço ficará cansado, mas vale a pena insistir. Continue a esfregar com movimentos circulares!

Última etapa: papel para polimento 3M com um pouco de cera. É esfregar, aguardar secar e depois retirar a cera com o pano de microfibras.

TCHARAM! Tudo bonito, lisinho, brilhante, sem riscos e ZERO opacidade.

Espero que isso sirva para ajudar os amigos.

Abs!
    Comentários 7 Comentários
    1. Avatar de Revoltz
      Revoltz -
      Não tenho permissão =(
    1. Avatar de gutovix.Si
      gutovix.Si -
      Citação Postado originalmente por Revoltz Ver Post
      Não tenho permissão =(
      Qual mensagem deu?
    1. Avatar de Revoltz
      Revoltz -
      http://hondaclub.com.br/vb/showthrea...gina-bloqueada

Ve os anexos do post que criei... deve ser o lance que o Marco comentou de foruns bloqueados e tals... vc postou onde? Fotos > Outros ?

Vlw
    1. Avatar de OrlandoOrtiz
      OrlandoOrtiz -
      Ih, as fotos se perderam. E acho que não tenho mais, faz tempo...
    1. Avatar de marco
      marco -
      É um problema do forum, logo vamos resolver, acompanhem no forum "Feedback".
    1. Avatar de Osternack
      Osternack -
      Para este serviço, pode utilizar somente Massa para polir Pérola extrafina, é a lata verde que tem nos mercados. Com uma estopa ou flanela fina aplica ela e vai esfregando em cima da marca com movimentos circulares até sumir a mancha. Após limpar a área passar uma flanela seca para limpar, geralmente já fica brilhante sem precisar de cera.
    1. Avatar de OrlandoOrtiz
      OrlandoOrtiz -
      A cera na verdade é para proteger, Osternack.

A massa de polir, por mais fina que seja, é abrasiva. E deixa a pintura limpa, sem nenhuma proteção.