• Como eliminar o barulho do pedal da Embreagem rangendo![New Civic]

Pessoal,

Alguns já sabem, mas para aqueles que ainda não sabem, os New Civic (a maioria deles) apresenta um defeito crônico no pedal da embreagem. Geralmente após um ano de uso o pedal da embreagem começa a ranger e fazer um barulho muito chato sempre que utilizamos o mesmo.

Sintomas: embreagem range ao pressionar ou liberar, parece ficar mais alto no tempo frio/úmido. Parece também que a embreagem fica um pouco "pegajosa", deixa de ser silenciosa e ter aquela maciez.

Já levei meu carro (NC Si 200 na concessionária (Shori, Vitória ES), onde o causador do problema (cilindro mestre) foi trocado, pois estava na garantia. Os próprios consultores da Honda confirmaram que o defeito acontece em 80% dos carros (new civic).

Problema: cilindro mestre da embreagem que seca ao longo do tempo.

Para minha surpresa, o pedal voltou a apresentar o mesmo problema após 3 meses! Então novamente voltei, na garantia, troquei! Adivinha? Após 8 meses o problema voltou! Então procurei na WEB alguma solução...

As pessoas têm relatado que WD-40 funciona para um ou dois dias, todavia WD-40 resseca e torna-se ineficaz. Então continuei pesquisando até encontrar a tal Lithium Grease, ou no bom português, Graxa de lítio.

Eu particularmente ainda não encontrei para vender, logo ainda não testei. Todavia fica a dica e assim que eu fizer, posto o resultado!

Graxa de lítio para aplicação automotiva (alta pressão e alta temperatura).

1) É preciso chegar até o cilindro. Procure acima de sua embreagem, onde o pedal se conecta com o carro. Olhar para onde a embreagem conecta a um cilindro.

2) Existe um pequeno buraco onde você irá jorrar um pouco da graxa de lítio. Veja nas fotos abaixo.

OBS.: Para chegar ao buraco, fica um pouco mais fácil se você pressionar levemente a embreagem até que haja espaço para colocar a graxa. Veja a foto abaixo, desta forma não há como errar o local de inserir a graxa.

3) Agora que sabe onde fica o buraco, faça assim: insira a graxa no buraco, em seguida pressione e libere a embreagem cerca de 20 vezes. Então coloque um pouco mais da graxa dentro do buraco e pressione e libere a embreagem umas 10 vezes. Se você não quer ter dúvidas, coloque um pouco mais e repita o procedimento novamente. Tenha cuidado quando pressionar e liberar, pois poderá um pouco da graxa de lítio fora do buraco e, possivelmente, pode cair em seus tapetes! Logo, forre o piso logo abaixo da embreagem para evitar problemas.

Por fim, pegue um pedaço de papel toalha e tampe o buraco (não enfie o papel toalha no buraco) de modo que a graxa seja forçada a mover-se enquanto você aperta e solta a embreagem. No final, basta tirar o papel toalha e pronto!

O autor deste tutorial disse que já fazem 2 meses e o barulho não voltou, além da embreagem estar macia como se fosse zero.

Tradução: gutovix.Si
    Fonte
    Comentários 31 Comentários
    1. Avatar de Vivix.Si
      Vivix.Si -
      Vamos ver se assim o barulho enjoado vai sumir!!!! Ótimo post!
    1. Avatar de GueroSinFe
      GueroSinFe -
      opa! thx!Vou procurar essa graxa de lítio. Já utilizei graxa vermelha em spray e ficou legal por quase 1 ano.Meio chato o barulho! Os civics 2006 (não NC) também apresentavam esse maldito problema.
    1. Avatar de gutovix.Si
      gutovix.Si -
      Citação Postado originalmente por GueroSinFe Ver Post
      opa! thx!Vou procurar essa graxa de lítio. Já utilizei graxa vermelha em spray e ficou legal por quase 1 ano.Meio chato o barulho! Os civics 2006 (não NC) também apresentavam esse maldito problema.
      Bonela, no tópico eu coloquei o link do camarada que vende no ML. R$ 7,10
    1. Avatar de Thiago Tintori Maia
      Thiago Tintori Maia -
      Fiz o procedimento no meu Fit ex 2010 e ficou perfeito... sempre que chovia minha embreagem ficava um pouco dura e rangia um pouco. Usei a graxa autolith 2 da petrobras, tive que comprar um seringa, pois a graxa vem dentro de um pote e sem aplicador. Abs.
    1. Avatar de cavalcante
      cavalcante -
      Tenho um civic 99/00 com o mesmo problema, vou seguir o tutorial e ver se dar certo!
    1. Avatar de waldir
      waldir -
      Citação Postado originalmente por Thiago Tintori Maia Ver Post
      Fiz o procedimento no meu Fit ex 2010 e ficou perfeito... sempre que chovia minha embreagem ficava um pouco dura e rangia um pouco. Usei a graxa autolith 2 da petrobras, tive que comprar um seringa, pois a graxa vem dentro de um pote e sem aplicador. Abs.
      Nem me assustei com isso, já usei num corolla e no meu civic 2007, continuei com o mesmo procedimento, ou seja, usei graxa branca de corrente de moto, apliquei com o bico da bisnaga mesmo, o rangido sumiu de vez, resumo: graxa 3 reais a bisnaga, seringa 1,50, total 4,50, bem, mais bem mais em conta que o valor cobrado pelas ccs honda que é de 700 pelo cilindro mais 400 de mão de obra, sem falar nos estragos que eles deixam no painel do carro(muitos grilos), aliás não compensa trocar o cilindro mesmo om o carro na garantia, já que o problema é de fabricação da peça e o barulho volta em pouco tempo. Nas ccs honda tem muito "técnico" que na verdade não sabem de nada, tudo o que esles sabem e trocar peças.
    1. Avatar de waldir
      waldir -
      Nem me assustei com isso, já usei num corolla e no meu civic 2007, continuei com o mesmo procedimento, ou seja, usei graxa branca de corrente de moto, apliquei com o bico da bisnaga mesmo, o rangido sumiu de vez, resumo: graxa 3 reais a bisnaga, seringa 1,50, total 4,50, bem, mais bem mais em conta que o valor cobrado pelas ccs honda que é de 700 pelo cilindro mais 400 de mão de obra, sem falar nos estragos que eles deixam no painel do carro(muitos grilos), aliás não compensa trocar o cilindro mesmo om o carro na garantia, já que o problema é de fabricação da peça e o barulho volta em pouco tempo
    1. Avatar de waldir
      waldir -
      Boa notícia: Hoje estive numa concessionária honda de Brasília e relatei o rangido da embreagem do meu civic 2007, falei da graxa que eu estava usando para eliminar o rangido, meu carro não tá mais na garantia, mas pra minha surpresa, o consultor técnico me disse que a honda está fazendo o RECALL do cilindro(substituição gratuita do cilindo), fiquei em dúvida, mas como ele disse que o barulho pode voltar a qualquer momento, ja que a peça tem defeito crônico de fabricação, resolvi então agendar a substituição(já que é de graça), mas só vou trocar porque segundo o consultor o cilindro foi remodelado pelo fabricante e não mais apresenta o problema.
    1. Avatar de BCastillero
      BCastillero -
      Citação Postado originalmente por waldir Ver Post
      Boa notícia: Hoje estive numa concessionária honda de Brasília e relatei o rangido da embreagem do meu civic 2007, falei da graxa que eu estava usando para eliminar o rangido, meu carro não tá mais na garantia, mas pra minha surpresa, o consultor técnico me disse que a honda está fazendo o RECALL do cilindro(substituição gratuita do cilindo), fiquei em dúvida, mas como ele disse que o barulho pode voltar a qualquer momento, ja que a peça tem defeito crônico de fabricação, resolvi então agendar a substituição(já que é de graça), mas só vou trocar porque segundo o consultor o cilindro foi remodelado pelo fabricante e não mais apresenta o problema.
      Boa tarde, meu carro tem esse problema e liguei no 0800 da honda, e não consta que existe o recall, sabe informar melhor como proceder pra conseguir a troca? pois meu carro não está mais na garantia também... Abraço
    1. Avatar de Capitain_Jack
      Capitain_Jack -
      Acho que é um problema beeem antigo rsrs meu civic 95 tem o mesmo problema! vou testar o wd pra ter certeza hj.
    1. Avatar de D-Malk
      D-Malk -
      O meu VTi 93, rangia, e vazava... importei os dois cilindros (pedal e acionador da embreagem), troquei e ficou bom uns 3 meses, não vaza mais, mas continua com o range range. O NC também tá assim, vou ver se acho essa graxa!
    1. Avatar de BCastillero
      BCastillero -
      Comprei a graxa de lítio, apliquei várias vezes como descrito no tópico, e durava por muito pouco tempo, coisa de uns 2 ou 3 dias, dae comprei a graxa spray, também a base de lítio, apliquei, e passou a durar mais tempo, coisa de 2 semanas, acho que por ser mais fina, consegue entrar melhor no cilindro, e ficou melhor, fica a dica pra pelo menos amenizar o problema do rangido...

Abraços
    1. Avatar de Coupe_EK
      Coupe_EK -
      Não seria interessante lubrificar também o mancal do pedal?
      Aqui usei spray de graxa branca em ambos.
      []'s.
    1. Avatar de BCastillero
      BCastillero -
      Citação Postado originalmente por Coupe_EK Ver Post
      Não seria interessante lubrificar também o mancal do pedal?
      Aqui usei spray de graxa branca em ambos.
      []'s.
      Pode ser que em alguns casos sim, mas no caso do meu, lubrifiquei também o pedal, mas o cilindro do meu deve estar bem ruim, pois sou o segundo dono, e conversando com o primeiro, ele disse que o carro já fazia esse barulho a bastante tempo, mas ele nem sequer lembrava de reclamar nas revisões, então deve ter rodado bastante tempo no seco, dae deve ter danificado o pistão do cilindro de embreagem... mas de qq forma, vale a dica também, deve resolver alguns casos..

Abraços
    1. Avatar de BCastillero
      BCastillero -
      Na busca de melhorar o rangido da embreagem do meu carro, acabei fazendo mer$#@, mas que acabou sendo bom...
      Percebi que fazia rangido lá na frente tbm, no cilindro secundário ou escravo, que fica na parte da frente, já onde vai a embreagem, dae abri uma coifinha de borracha que tem lá e taquei a graxa spray enquanto minha mãe bombava o pedal, dae que acabou escapando um retentor dentro deste cilindro e a embreagem passou aperder pressão e o pedal passava a ficar afundado, não dando embreagem nenhuma, tinha que dar umas bombadas pra ele pegar uma pressãozinha, dae levei num mecânivo especializado em honda aqui em Osasco, e ele recomendou trocar todo o fluido, e ele faria uma limpeza no sistema, fiz isso, e a embreagem ficou parecendo nova, e já faz umas 3 semanas que o rangido no cilindro mestre não voltou, e ele lubrificou uma ponta de metal que vai no braço que aciona a embreagem, e estou sem ruido algum na embreagem...

Abraços
    1. Avatar de agentejulio
      agentejulio -
      [QUOTE=BCastillero;606117]Na busca de melhorar o rangido da embreagem do meu carro, acabei fazendo mer$#@, mas que acabou sendo bom...
      Percebi que fazia rangido lá na frente tbm, no cilindro secundário ou escravo, que fica na parte da frente, já onde vai a embreagem, dae abri uma coifinha de borracha que tem lá e taquei a graxa spray enquanto minha mãe bombava o pedal, dae que acabou escapando um retentor dentro deste cilindro e a embreagem passou aperder pressão e o pedal passava a ficar afundado, não dando embreagem nenhuma, tinha que dar umas bombadas pra ele pegar uma pressãozinha, dae levei num mecânivo especializado em honda aqui em Osasco, e ele recomendou trocar todo o fluido, e ele faria uma limpeza no sistema, fiz isso, e a embreagem ficou parecendo nova, e já faz umas 3 semanas que o rangido no cilindro mestre não voltou, e ele lubrificou uma ponta de metal que vai no braço que aciona a embreagem, e estou sem ruido algum na embreagem...

Abraços[/QUOTE

Olá amigo, realmente você tem toda a razão, este braço articulado la na frente do motor - fica atras do radiador e é acessível facilmente estava causando um forte rangido ao pressionar a embreagem.
      Coloquei spray como recomendado pelo pessoal do fórum no cilindro mestre e nada de sair o rangido, cheguei a desanimar. Percebi fazendo uma pesquisa mais aprofundada que o rangido vinha da frente e não dentro do carro, ao colocar spray neste braço articulado, que tem uma parte com coifa(não mexi na coifa) e outra parte articulada sem coifa, que inclusive fica desprotegida e foi nesta parte que eu coloquei o spray, foi igual tirar o rangido com a mão!!! incrível, a embreagem ficou mais leve e o rangido sumiu.
      Em posse destas informações conclui-se o seguinte:
      1- Rangido causado pelo cilindro mestre - conforme tutorial - spray conforme tutorial
      2 - Rangido causado pelo braço articulado la na frente no motor - atras do radiador, tem uma parte com coifa e uma parte desprotegida - sem coifa - que inclusive pode apresentar barulho quando o motor é lavado - por isso tem que tomar cuidado porque esta parte é desprotegida. Só jogar um spray nesta parte que já era pro barulho...
      Vou fazer um tutorial em breve sobre como resolver o rangido que não é causado pelo cilindro mestre e que inclusive muitos mecanicos se confundem achando que o defeito é o cilindro mestre e não é!!!
    1. Avatar de BCastillero
      BCastillero -
      O meu estava rangindo nos 2, mas lubrificando os 2, resolveu o problema, meu carro não está rangindo faz uns 3 meses já... acho q derrepente, pelo fato do braço articulador estar sem lubrificação, torna o sistema todo mais duro, exigindo mais do cilindro mestre e acaba desgastando mais ele, minha opinião, mas o q não exclui a deficiência dos NC MT.

Abraço
    1. Avatar de agentejulio
      agentejulio -
      Olá pessoal, como orientado pelo nosso colega bcastilho, segue as fotos do braço articulado da embreagem do new civic mecanico responsável pelo rangido infernal que aterroriza os proprietários do new civic mecânico. Estou passando o tutorial e o local onde deve ser lubrificado para acabar com o rangido e em alguns casos estalos que ocorrem ao pressionar a embreagem. Este braço com articulação que trabalha ao pressionar a embreagem possui uma parte sem coifa e por isso desprotegida. Desse modo todo cuidado é pouco ao lavar o motor, pois pode acarretar perda de lubrificação. O rangido é o mesmo que acontece com o postado pelos proprietários apavorados do new civic no youtube. Idêntico!!!
      Abaixo segue a foto.

Anexo 12066
      Neste caso eu lubrifiquei com sprey com graxa de silício.
      Verificar tambem o estado das coifas.
      segue abaixo url do youtube com o tal rangido.
      Espero ter ajudado.
    1. Avatar de agentejulio
      agentejulio -
      Anexo 12067
      Deu erro ao enviar a foto na postagem anterior.
      Esta é a foto do braço articulado mencionado na foto anterior.
    1. Avatar de vertoaragao
      vertoaragao -
      aew jovens, segui o tutorial e adivinha? Deu certo, meu Civic 2001, fazia nhec nhec na embreagem que incomodava demais.... comprei um sachê de 80 de graxa grafitada a base de lítio, chapei a graxa no cilindro da embreagem... acabou o barulho... agora.... não sei se servirá como paliativo, né, mas por enquanto estou tendo ainda mais prazer em dirigir, sem barulhos no pedal da embreagem!