Curto muito o assunto de aerodinamica automotiva e sempre procuro ler e aprender mais sobre o assunto.Como o ar é praticamente invisivel e nem semrpe sentimos ele e seus efeitos, muita gente nao da ou nao ve a devida importancia a esse assunto quando se trata de desempenho automotivo.Basicamente, em linha reta voce tem 3 forcas que agem no carro:Para frente: WHP (potencia transmitida às rodas)Para tras: Resistencia a rolagem (força de atrito que depende basicamente do Peso e Pneus) Resistencia do arA tabela abaixo mostra quantos WHP um EG 92-95 precisa para atingir uma determinada velocidade, e mais que isso, mostra onde sao gastos os WHPPela tabela da pra ver que quanto maior a velocidade, menos importante é o peso do veiculo e que seu motor esta brigando quase que exclusivamente para vencer a resistencia do ar.Peso é importante sim, para aceleracao, frenagem, curvas etc... Mas quando se trata de top speed, ele tem uma importancia muito menor.Vou deixar anexo uma Tabela Em Excel, onde vc pode preencher os dados do seu carro e estimar qtos WHP vc precisa para uma velocidade X.Informacoes para preencher a tabelä:Preencha o Cd (coeficiente aerodinamico do seu carro) - Tem varios neste siten separados por marcas: http://www.mayfco.com/tbls.htm Preencha a Area frontal (em ft²) - usar mesmo site acimaPreencha o Peso do Veículo
Boa brimoooooodeu pra eu ter uma ideia de q. na ultima vez q. tentei dar top-speed (e cheguei em estimados 250km/h) eu de fato estava com essa cavalaria aproximada 240 no motor . e ajuda de uma leve inclinaçao na rodovia .vamos ver se agora com o motor revitalizado , eu consigo bater essa meta.
Mensagem do Sistema