• [ TUTORIAL ] Mensagens Particulares (MP)

Pessoal, alguns problemas e diferenças surgiram quando da migração do fórum antigo, para o atual (VBulletin).

Vamos esclarecer algumas das muitas dúvidas que surgiram, além de ensinar a configurar suas MP´s como melhor convier. Para acessas suas MP´s:
    - link logo abaixo da aba "FÓRUM"
    - link no topo da página, lado direito - "Notificações" / "Caixa de Entrada"

1 - Migrei do fórum antigo para o novo e não consigo enviar MP´s, como proceder?

R: Se você possui mais de 1.000 MP´s deverá proceder:
    a) Faz backup de suas mensagens, em seguida diminuindo-as para menos de 1.000.
    b) Apague-as para menos de 1.000

2 - Quero salvar algumas MP´s (backup), como faço?

R: Vá até sua caixa de entrada ("Notificações"/"Caixa de Entrada" ou abaixo da aba "Fórum"), selecione a(s) mensagem(s) cujo quais quer salvar (há a opção de selecionar todas também) e, em seguida logo abaixo da tela de mensagens há o botão "Mensagens Selecionadas". Nele, dentre outras opções, há 3 formas de realizar o backup:
    - Arquivo *.txt (OPÇÃO: "Baixar como TEXTO")
    - Arquivo *.csv (OPÇÃO: "Baixar como csv")
    - Arquivo *.xml (OPÇÃO: "Baixar como xml")

3 - Quando envio MP´s, não recebo aviso de Leitura, como faço?
    R:
    Na tela de envio da MP, logo abaixo do campo da mensagem, há os emoticons e, abaixo deste campo estão as "Opções Diversas". Neste campo, sempre for enviar uma MP e quiser acompanhar seu recebimento, basta marcar a opção: "Solicitar Recibo de Leitura para esta Mensgaem". Isso deve ser feito SEMPRE que você enviar uma MP.

4 - Mandei uma MP, solicitei aviso de leitura, e não encontro onde posso conferir se a MP foi lida!
    R: Vá até sua caixa de entrada ("Notificações"/"Caixa de Entrada" ou abaixo da aba "Fórum") e no menu esquerdo "Minhas Mensagens" escolha a opção: "Acompanhar Mensagens". Nesta opção você terá acesso a todas mensagens que você enviou com o aviso de leitura selecionado.

5 - Quando envio MP, não fica uma cópia em Itens Enviados?
    R:
    Duas maneiras de resolver.
    - Definitiva: neste link tem a opção de alterar as configurações das MP´s, entre elas, "Gravar uma cópia das mensagens enviadas na minha pasta de Itens Enviados". Você também acessa esta tela: "Configurações" (topo do site) / "Configurações Globais".
    - A cada MP enviada: na tela de envio da MP, logo abaixo do campo da mensagem, há os emoticons e, abaixo deste campo estão as "Opções Diversas". Neste campo, sempre for enviar uma MP e quiser acompanhar seu recebimento, basta marcar a opção: "Salvar uma cópia desta mensagem em sua pasta Itens Enviados". Isso deve ser feito SEMPRE que você enviar uma MP.

6 - Quando o fórum migrou para o VBulletin, algumas MP´s recentes (entre a migração do antigo para o novo) não vieram para cá, o que eu faço? Elas virão?

R: Não virão! Estão disponíveis no outro fórum apenas. Uma maneira de resolver é exportar por lá.
    Não será feita uma nova migração dos dados gerados no fórum antigo entre a conversão do banco de dados e início da utilização do vBulletin.

7 - Não consigo enviar nem receber MP´s, o que fazer?
    R: por algum bug na migração elas podem estar desativadas, ou até você mesmo pode ter desativado as MP´s. Vá até "Configurações" (canto superior direito do fórum) / "Configurações Globais" (à sua esquerda, abaixo do Minhas Configurações) / Mensagens & Notificações / Mensagens Particulares: selecione o item Mensagens Particulares ativadas.

Bom pessoal, estas são/foram as principais dúvidas levantadas até o momento! Assim que surgir algo mais sobre MP, atualizo o tópico!!!!

Espero ter ajudado!

Sd´s