• Teto Solar... SOLUÇÕES!

    Ai galera, tirei um tempo pra fazer esse tutorial de algumas solucoes pro Teto Solar.

    TETO ARRANHANDO A LATA?
    .
    Se o teto esta rranhando a Lata, a causa é uma pecinha que quebraou na engrenagem.
    essa peca é o o "Slide Stopper" (Trava Deslizante), Esse da foto abaixo.


    Solucao: Abra o teto todo, Se quando for fechar ele cai de uma vez sobre o Teto (De um lado ou de outro, ou ambos os lados)
    é pq é o "Slide Stopper"que esta quebrado.
    se nao esta desabando sobre o Teto, é a regulagem dos parafusos que prendem a Tampa do teto nos bracos que fazem o teto correr.
    Sao tres parafusos que regulam ele, conforme a Imagem abaixo.

    .
    Sobre o Slide Stopper, é bem impossivel vc comprar somente essa peça num ferro Velho,
    achei ela no site da honda pra vender.
    é a peca n° 23 (R-Lado Dir) e 24 (L-Lado Esq) do catalogo
    http://www.hondapartsnow.com/interior_b ... motor.html
    http://www.hondapartsnow.com/genuine/ho ... 3-003.html
    Acho que na corcessionaria, fazendo pedido tambem chega.
    .
    .
    .
    TETO SOLAR FECHANDO TORTO?

    Solucao: Regulagem do cabo de Rosca que pucha o teto.
    .
    1°Desmonte o Forro do teto na parte dianteira (perto do Motorista),
    retire os forros das colunas, etc, todo mundo sabe.
    Retire o Forro do Teto Solar, é so puchar que o plug sai.
    2°Apos retirar o forro, deixe o teto aberto pela metade.
    3°Ao visualizar o motor do teto solar, retire os tres parafusos que o prendem, exatamente onde esta marcado na foto.

    Depois de retirar os parafusos é so puchar que o motorzinho sai.

    .
    3° Apos retirar o motor, vc vera os dois cabos que pucha o teto, o motorzinho roda e pucha esses dois cabos.
    o desalinhamento ocorre exatamente ai, um cabo desalinhado com o outro.

    .
    4° Sem o motorzinho o teto fica livre, ai é so ajustar o teto manualmente ate achar o alinhamento certo, pra frente e pra tras, como na foto.
    eu fechei ele ate a borracha tocar a lata, ai depois de alinhado, confere por fora se ta certinho, ai é so colocar o motorzinho e parafusar.
    .
    .
    MOTOR DO TETO FAZENDO BARULHO, OU RODANDO MESMO DEPOIS DE FECHADO?
    Solucao: Regulagem do motor
    Depois de desmontar todo o forro, vc vera o motor do teto.
    Tem que usar uma chave Allen (Thor) e uma chave de boca 14.
    Coma chave Allen vc fixa no centro do Parafuso e segura pra ele nao girar (Foto: COUNTER-CLOCKWISE)
    e coma Chave de boca 14, vc Aperta o parafuso, O segredo é apertar um pouco, e abrir o teto pra ver se resolveu o problema.
    CUIDADO pra nao apertar muito o Parafuso, Se nao o teto vai fechar bem devagar.

    .
    .
    espero ter ajudado alguem.
    Qualquer duvida, é so perguntar

    abracos
    Comentários 17 Comentários
    1. Avatar de Barros
      Barros -
      Muito bom o tutotiral!Vai ajudar muita gente!Parabéns!
    1. Avatar de fhi_22
      fhi_22 -
      Amigo, parabéns pelo post!

      Infelizmente eu estou com um probleminha que não achei lá... hehe...
      Quando eu abro o teto solar do meu EJ1, ele trepida um pouco.... para fechar, ele vem lisinho, e para levantar idem...
      Passei uma graxa nos trilhos, porém não senti nenhuma diferença.. O motor do teto está funcionando lisinho... só trepida mesmo quando abre.

      Alguém tem dicas para resolver isso?

      Obrigado!
    1. Avatar de cardosograu
      cardosograu -
      cara, isso é regulagem igual esta no tutorial.
      normal ele trepida qd abre e voltar liso. o meu tinha isso tambem.
      detalhe: NAO PASSE GRAXA NOS TRILHOS!!!
      passe um DW40, etc mas graxa nao.

      Citação Postado originalmente por fhi_22 Ver Post
      Amigo, parabéns pelo post!

      Infelizmente eu estou com um probleminha que não achei lá... hehe...
      Quando eu abro o teto solar do meu EJ1, ele trepida um pouco.... para fechar, ele vem lisinho, e para levantar idem...
      Passei uma graxa nos trilhos, porém não senti nenhuma diferença.. O motor do teto está funcionando lisinho... só trepida mesmo quando abre.

      Alguém tem dicas para resolver isso?

      Obrigado!
    1. Avatar de lojadopi
      lojadopi -
      O meu está exatamente ao contrario, abre normal, e quando vou fechar , no final, ele as vezes dá uma trepidada como se tivesse patinando engrenagem ou correia, mas é de vez em quando nao é toda hora, será que é regulagem ?
    1. Avatar de silvio.jara
      silvio.jara -
      Cardoso!...Se posso complementar, tem muito teto sujo pela idade do carro!

      Antes de desmontar todo o lego, fiz uma preventiva que no meu caso foi o suficiente.

      1-Removi os 4 parafusos torx que removem a tampa (Vidro ou Lata)
      2-Lavei tudo com gosto e querosene
      3-Engraxei as (rodinhas do trilho) com graxa spray Wonder.
      4-Apliquei Silicone na borracha
      5-Encerei bem a lataria
      6-Usei grafite nas peças que atritam plástico com plástico
      7- UALAAAH...ficou zero sem precisar dar o tapinha tradicional para subir...rs

      Sorte a todos!
    1. Avatar de lojadopi
      lojadopi -
      Boa sugestão Silvio, vou tetar fazer amanha isso tbm antes de desmontar tudo, ehehhehe !!

      Abraços

      Citação Postado originalmente por silvio.jara Ver Post
      Cardoso!...Se posso complementar, tem muito teto sujo pela idadeao do carro!

      Antes de desmontar todo o lego, fiz uma preventiva que no meu caso foi o suficiente.

      1-Removi os 4 parafusos torx que removem a tampa (Vidro ou Lata)
      2-Lavei tudo com gosto e querosene
      3-Engraxei as (rodinhas do trilho) com graxa spray Wonder.
      4-Apliquei Silicone na borracha
      5-Encerei bem a lataria
      6-Usei grafite nas peças que atritam plástico com plástico
      7- UALAAAH...ficou zero sem precisar dar o tapinha tradicional para subir...rs

      Sorte a todos!
    1. Avatar de Augusto Filho
      Augusto Filho -
      Fui salvo antes de mandar o carro pra funilaria... Não achei ninguém que pudesse me resolver esse problema no meu Si 1995... =/
    1. Avatar de Alexandre Melo
      Meu coupé passou por uma situação interessante, recentemente.

      Em uma viagem ao interior de SP, a filhinha de uma amiga sentou no vidro do meu teto solar e ele passou a só abrir com o bom e velho empurrãozinho com a mão. Depois da viagem, melhorou. Acho que foi um baita mega tranco que o carro deu ao passar reto em um trevo - tenso...

      Bom, fica a a dica, se alguém precisar de peças para o teto solar, sei de quem tem um completo para venda aqui no HC e eu preciso do vidro, de repente, dá pra fazer um esquema. Acho que não tem problema em divulgar, porque está devidamente anunciado aqui no fórum, só lembrando mesmo.

      []´s.
    1. Avatar de cardosograu
      cardosograu -
      Citação Postado originalmente por Alexandre Melo Ver Post
      Meu coupé passou por uma situação interessante, recentemente.

      Em uma viagem ao interior de SP, a filhinha de uma amiga sentou no vidro do meu teto solar e ele passou a só abrir com o bom e velho empurrãozinho com a mão. Depois da viagem, melhorou. Acho que foi um baita mega tranco que o carro deu ao passar reto em um trevo - tenso...

      Bom, fica a a dica, se alguém precisar de peças para o teto solar, sei de quem tem um completo para venda aqui no HC e eu preciso do vidro, de repente, dá pra fazer um esquema. Acho que não tem problema em divulgar, porque está devidamente anunciado aqui no fórum, só lembrando mesmo.

      []´s.
      Precisando tambem tenho um TETO de Lata do LSI, completo.
      abracos
    1. Avatar de cardosograu
      cardosograu -
      Citação Postado originalmente por lojadopi Ver Post
      O meu está exatamente ao contrario, abre normal, e quando vou fechar , no final, ele as vezes dá uma trepidada como se tivesse patinando engrenagem ou correia, mas é de vez em quando nao é toda hora, será que é regulagem ?
      cara, é regulagem, o meproblema que ocorre quando abre trepidando é o mesmo pra fechar.
    1. Avatar de cardosograu
      cardosograu -
      Citação Postado originalmente por silvio.jara Ver Post
      Cardoso!...Se posso complementar, tem muito teto sujo pela idade do carro!

      Antes de desmontar todo o lego, fiz uma preventiva que no meu caso foi o suficiente.

      1-Removi os 4 parafusos torx que removem a tampa (Vidro ou Lata)
      2-Lavei tudo com gosto e querosene
      3-Engraxei as (rodinhas do trilho) com graxa spray Wonder.
      4-Apliquei Silicone na borracha
      5-Encerei bem a lataria
      6-Usei grafite nas peças que atritam plástico com plástico
      7- UALAAAH...ficou zero sem precisar dar o tapinha tradicional para subir...rs

      Sorte a todos!
      é isso ai, boa sorte tambem!
    1. Avatar de thiago-miami@hotmail.com
      muito bom excelente
    1. Avatar de rodrigoedubr
      rodrigoedubr -
      Estou tendo o problema do teto solar cair e arranhar a carroceria, inclusive já aconteceu de cair e não querer fechar mais. Qualquer dia vou pegar coragem para tentar desmontar esse quebra cabeça. No entanto eu procurei a peça que vc informou no tutorial (Slide Stopper) e não encontrei no catalogo, será que ainda encontro em algum lugar. De qualquer forma eu vou desmontar e fazer uma limpeza geral para descobrir o que tem q ser feito no meu teto. Obrigado pela ajuda.
    1. Avatar de lojadopi
      lojadopi -
      O meu na época, consegui ajustar somente no parafuso, claro que tirei limpei tudo lubrifiquei, mas depois só ajustei de modo que não pegasse mais.

      Apesar de continuar precisando trocar a peça, pq dá um pouco de folga, mas ficou sem pegar na lata e sem travar.
    1. Avatar de lucchini
      lucchini -
      Citação Postado originalmente por rodrigoedubr Ver Post
      Estou tendo o problema do teto solar cair e arranhar a carroceria, inclusive já aconteceu de cair e não querer fechar mais. Qualquer dia vou pegar coragem para tentar desmontar esse quebra cabeça. No entanto eu procurei a peça que vc informou no tutorial (Slide Stopper) e não encontrei no catalogo, será que ainda encontro em algum lugar. De qualquer forma eu vou desmontar e fazer uma limpeza geral para descobrir o que tem q ser feito no meu teto. Obrigado pela ajuda.
      estou com esse problema também, achei o site de compra mas comprei errado, segue o numero das peças e o site: 70366-SR3-003, 70361-SR3-003, http://jp-carparts.com, cote as peças antes no info@jp-carparts.com, fica a dica para comprar qualquer peça, mas tenha certeza do numero da peça pois em 3 dias minha compra chegou, pena que comprei errado. Agora se alguém souber responder o que precisa desmontar para trocar a peça agradeço, espero que não precise desmontar o forro do teto.
    1. Avatar de lucas
      lucas -
      boa noite galera sou novo aqui tenho um civic coupe 93/94 o teto dele quebrou o cabo espiral e nao sei onde encotra
      se pode me ajuda fico grato
    1. Avatar de cardosograu
      cardosograu -
      eu tenho esse cabo.
      me chama ai no zap que eu tenho
      62 982232221

      Citação Postado originalmente por lucas Ver Post
      boa noite galera sou novo aqui tenho um civic coupe 93/94 o teto dele quebrou o cabo espiral e nao sei onde encotra
      se pode me ajuda fico grato