• [HOW TO] Como montar um CAR PC - PARTE 1

Bom como tenho um pouco de experiência no assunto vou dar uma resumida no que é montar um CAR PC. Não vou textuar muito pra não ficar monótono o assunto, vou colocar bastante figura para exemplos.

Diferente do que muitos pensam a tela do CAR não somente uma tela normal ela deve possuir Touchscreen. As telas especificas para CAR possui uma película por fora, como qualquer tela touch, e em conjunto com o cabo que é transferido o vídeo tem também um cabo USB que é ligado no PC, ou seja, a tela tem um Hardware interno que possibilita o touchscreen.
    No mercado possuímos diversas telas, mas sempre usei uma marca Lilliput, pois ela tem diversos modelos com recursos diferentes, atualmente eu estou usando o modelo 669GL, pois possui um fio que ao ser ligado um 12v nele a tela automaticamente muda para outra entrada de vídeo onde está ligada a câmera de ré, na minha tela anterior a câmera estava ligada diretamente no CAR PC, então eu tinha que ir no menu do software para clicar no ícone Câmera, nesse projeto atual preferi esta tela por causa deste recurso e por ela ter HDMI, a maioria das placas Mini ITX já possuí saída HDMI, isso melhora muito definição das imagens na tela e torna mais nítida. O brilho dessas telas só não são melhores por causa da Película que funciona como touch, mas acho que no futuro bem próximo irão surgir telas Sensitivas (Igual a tela do Iphone, Sansung Galaxy e outros Smartphones TOP).

Dash Screen – Eu não curto este tipo de tela justamente pela facilidade de dar problemas com o Flat Cable ou até mesmo nas engrenagens, mas tbm é uma opção pra quem não tem o padrão 2 DIN.

Este tela quadrada também é uma opção, vai de 7” até 10”, em casos que o painel é quadrado está é a tela indicada. Essas telas ou você cola no painel ou você faz uma adaptação para encaixar ela no seu painel.

Tela específica para alguns modelos de carro, essas telas são bem raras, vale lembrar que a tela deve ter o Touch Screen pra funcionar com o software, porém nada impede de ser colocado uma Película Touch screen à parte, dessa forma você poderá utilizar a tela que desejar, porém boa sorte na busca da película do tamanho da sua tela.

Tela 2DIN, essa já vem tudo imbutido, esse conjunto já é o CAR-PC, eu particularmente não gosto, pois foge o objetivo do CAR PC que é você personalizá-lo da forma que quiser na parte de Hardware, mas pra quem não quer ter trabalho esta é uma excelente opção.

Essa tela já vem adaptada para o formato 2DIN, é somente a tela, também é uma opção para quem não quer ter trabalho, é uma tela no formato Widescreen.

E por final a tela que eu escolhi para o meu projeto atual, é uma Lilliput 669GL – 70NP/C/T, pois ela tem entrada HDMI 1080P, Brilho melhor que as outras, auto Switch para quando engatar a ré ela troca a entrada do vídeo para a câmera de ré.
    Link: http://www.ebay.com/itm/1080P-Lillip...item3cbda78702

Bom esse é um resumo das telas, agora vamos falar um pouco das fontes de alimentação que também é a maior duvida do pessoal, pois quando falamos que um PC funciona a 110 ou 220 sempre fica a pergunta: “Como é feita a alimentação da energia”. Essas fontes citadas abaixo possui 3 pinos de alimentação:
    1 – Positivo
    1 – Negativo
    1 – Pós Chave

Os fios positivo e negativo podem ser ligados diretamente na bateria, mas o fio pós-chave é o segredo do CAR-PC, pois depois que vc vira a chave é gerado 12v neste fio, a fonte entende isso como um inicio como se apertássemos o botão do Power, ela automaticamente fecha curto em dois fios (vermelho e preto) como se fossemos nós apertando o botão do Power, esse fio é ligado na placa mãe justamente onde é ligado o botão do Power, pronto nosso CAR PC está ligado. Esse recurso demora cerca de 5 segundo a partir da virada na chave, justamente pelo fato de dar tempo de dar partida no carro.
    Deve se ligar sempre o positivo diretamente na bateria, pois quando damos partida no carro não corremos o risco de faltar energia no CAR PC e ele reiniciar por falta de energia, isso pode danificar algum hardware.

Pois bem, vou começar falando as fontes mais usadas no mercado, eu particularmente gostei muito de ter usado a M2-ATX

A vantagem dessa fonte é que a maioria dos mini gabinetes (parecidos com módulos de carro) são projetados internamente para trabalhar com essa fonte pelo pouco espaço interno essa é considerada a melhor custo beneficio.

Para o projeto atual eu estou utilizando a M4-ATX, diferente da M2, ela tem o seu formato quadrado, porém ela tem uma capacidade melhor de alimentação, a M2-ATX alimenta 160W 6-24v quanto a M4-ATX 250w 6-30V, então eu tenho uma opção maior de hardware para trabalhar e ela ainda possui um gerenciamento via USB, eu não uso, mas é um recurso interessante.

Temos a M3-ATX que possui dois tipos de voltagem 95w e 125w, essa quase não é utilizada por ter uma potência mais baixa o que não permite a instalação de muitos Hardwares.

Em conjunto com a fonte escolhida, precisamos escolher também o gabinete que irá ser utilizado. Temos várias opções, uma das marcas mais conceituadas é a VOOM PC que fabrica desde de ganinete até máquina prontas pra USO (eu acho desvantagem pelo preço, mas é mais conveniente para que não quer ter trabalho)

Esses gabinetes parecem muito com módulos de carro, então nem dá pra perceber que trata-se de um computador, a não ser pela quantidade de fios.

Gabinetes personalizados:

Mas há N possibilidades de montar algo personalizado, vai do gosto e espaço de cada um, no Honda ficou dentro do BAÚ, pois como o interior era de VTI ficou mais fácil, mas quando era interior do SI teve que ficar parafusando no banco traseiro e do lado o módulo, na Bimmer ainda estou analisando o local certo, mas provavelmente vai ser gabinete personalizado.

A princípio passamos pela parte mais importante do CAR PC que é a escolha da tela, gabinete e a fonte que fará a alimentação dos Hardwares.

Agora vamos falar das partes mais tranquilas do CAR PC que é o Placa mãe, HD e outros hardwares.

Não é uma regra, mas a maioria das fontes são ITX, por causa do seu tamanho, nada impede de montar com outro tipo de placa ATX, mas ai é questão de espaço.
    Existem várias Mini ITX com recursos excelentes, eu tive uma da ZOTAC, não lembro o modelo, mas tinha tudo que eu precisava, desde Wi-Fi e Bluetooth embutido, era bem rápida, mas hoje estou com uma MSI, fui mais pelo valor, pois a ZOTAC paguei R$ 700,00 e essa MSI paguei R$ 350,00.
    Segue alguns exemplos:
    Asus AT5IONT-I

ZOTAC IONITX-T-U

ZOTAC Z68ITX-B-E (Esse foi do projeto do Civic, mas teve outras, essa foi UpGrade)

Essa é do meu projeto atual
    MSI E350IA-E45

Os HD’s também tem um mito com relação aos movimentos, existe a preocupação com o funcionamento do mesmo com o carro em movimento e em constantes oscilações em pistas com buracos, paralelepípedos, pista de terra e tudo mais que faz o carro vibrar, eu sempre utilizei HD’s SATA de notebook (não cabe outros nesses gabinetes pequenos) e nunca tive um HD danificado e muito menos o sistema parar de funcionar, e olha que no Civic era com suspensão dura, buchas de PU, amortecedores Koni Yellow e molas feitas com uma dureza maior e mais baixo.
    Mas se houver a possibilidade de usar um HD Solid ou seja SSD, mas são muito caros ainda, o problema é que o mais barato de 80gb custa em torno de $ 80,00 o que com esse valor você compraria um HD normal SATA 2 de 1TB e poderia colocar quantos vídeos e músicas quisesse neste HD, mas isso vai do projeto de cada um.

Agora vamos ao que interssa, o SOFTWARE, o front end que comanda todo processo, diferente do que muitos pensam, somente utilizamos o Windows por causa dos Drivers e programas, pois na verdade o CAR PC gira em torno do Front End.
    No mercado atual temos os mais famosos Front End que é o Centrafuse e o Roadrunner.
    Centrafuse:
    http://www.centrafuse.com/
    Esse é o front end mais utilizado, pois possui uma iterface amigável, agradável e totalmente customizável. Há skins que são desenvolvidos por usuário e que mudam completamente a cara da aplicação, eu uso o skin original, mas é só dar uma procurada que ira achar algum do seu agrado.
    É uma empresa séria, o software é vendido por pacotes, o mais completo custo em torno e $299,00.
    Este é o que eu utilizo, possui plugin’s que facilitam a vida e dão mais graça ao software.
    E agora criaram o Centrafuse Market (http://www.centrafuse.com/AppDirectory.aspx), que é onde você compra algumas aplicações para tornar o software tão mais completo do que ele já é.

Road Runner:
    http://guino.home.insightbb.com/roadrunner.html
    O menu não acho legal, mas há pessoas que gostam, eu particularmente nem experimentei por achar feio a interface, porém há skins que mudam a cara do programa, mas também não achei um descente.

Bom nem vou falar muito sobre o Road Runner, pois não tenho experiência.

Vou falar sobre o Centrafuse que é a aplicação que eu utilizo e recomendo, por ser mais fácil utilizar, quem quiser se arriscar e desvendar o Roadrunner fiquem à vontade
    O Centrafuse possui vários recursos como Player MP3 (óbvio rsrsr), Vídeo, GPS, DVD, Rádio, Telefone Bluetooth, Rádio via satélite, Wi-Fi, OBD-II e etc.., porém isso tudo depende dos Hardwares, exclusivamente o Rádio e o OBD-II, há hardwares específico com compatibilidade da aplicação, então nem adianta sair comprando os Hardwares sem pesquisar antes se é compatível, nesse link vem dizendo quais são os Hardwares compatíveis: http://www.centrafuse.com/SupportedHardware.aspx

Video que eu fiz demonstrando um pouco do funcionamento do Programa Centrafuse, essa versão é a 3.5.

Bom pessoal, espero ter contribuído para mais um conhecimento sobre esta área.
    Realizar um projeto como esse requer tempo e muita calma, pois quando for efetivamente realizar a implantação vai levar muito tempo, então faça o máximo que puder fora do carro e só começar a montagem quando realmente estiver com todas as peças e tudo instalado e funcionando, pois dessa forma poupa muito tempo.

Vou aproveitar este tópico pra postar fotos e detalhes do meu projeto atual, o civic eu já fiz, agora estou fazendo na Bimmer.
    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de Pombo (Chaka)
      Pombo (Chaka) -
      Topico muito bom!!! Também tenho um, mas vendi a minha fonte antes de colocar no carro hehe, agora vou ter q comprar outra fonte pra seguir com o projeto!!
    1. Avatar de Paulo Botti
      Paulo Botti -
      cara , excelente topico ... vc poderia me dar uma ajuda??eu gosto de coisas simples e eu to procurando um car-pc pro meu civic 97 q seja completo que venha com gps, wifi, tv, dvd, mp3 bluetooth,Touchscreen e com entrada usb ( estou colocando o painel 2din do civic 99/00 americano) eu vi que tem uns que ja vem com sistema operacional windows ... um desse seria perfeito pra mim ...qual modelo vc me indicaria?? quanto que custa ? como eu acho ele pelo ebay ???se poder me manda a resposta por MP vlw ...desde ja agradeço pela paciência ... e parabéns mais uma vez pelo ótimo tópico
    1. Avatar de Fabricio.nofx
      Fabricio.nofx -
      Não entendo praticamente nada de Car PC e, fico imaginando como montar um sem perder a característica original do painel do meu EG.
    1. Avatar de danger_hunter
      danger_hunter -
      No caso do EG, vai ter que comprar um console 2Dim pra poder adaptar a tela, esse console é encontrado como "Console JDM".